Blog
SEF vai passar a ter triagem eletrónica prévia de passageiros para evitar esperas nos aeroportos
26 de Setembro de 2022
Postado por Meyer Soares

Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro Mário Cruz/Lusa

Novo plano de contingência do Governo prevê um sistema de triagem eletrónica prévia nos aeroportos portugueses

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai adotar um sistema de triagem eletrónica prévia. Segundo o jornal “Público”, esta medida será apresentada, esta terça-feira, pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e faz parte do plano de contingência para evitar as demoras no desembarque de passageiros nos aeroportos. Na prática, a alteração passa por uma mudança no funcionamento das máquinas de reconhecimento facial e de identificação digital de passaportes já existentes nos aeroportos portugueses. Com esta implementação, as máquinas vão separar os casos dos passageiros que não oferecem dúvidas - que serão cerca de 90% - daqueles que podem ter problemas de identificação digital.

Ainda assim, há mais duas medidas para diminuir as esperas: os balcões de atendimento deverão aumentar e o número de efetivos do SEF também.

Para além disso, segundo o “Diário de Notícias”, fonte oficial do gabinete de José Luís Carneiro avança que a GNR vai ter o controlo de todos os postos de fronteira marítimos, incluindo os dos terminais de cruzeiro. Esta decisão, tomada agora pelo Governo, já tinha sido pedida em março por esta força de segurança.

Miraflores Office Center
Av. das Tulipas 6 - 11ºB | 1495-161 Algés | Lisboa
+351 214180092 | +351 926034474
© Copyright 2022 - Meyer Soares - Feito por 4Leads
menucross-circle