Blog
Portugal passa a integrar o grupo dos países «fortemente inovadores»
26 de Setembro de 2022
Postado por Meyer Soares

Portugal é agora um país “fortemente inovador”, de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020) divulgada a 23 de junho. Em 2019, Portugal era já líder do grupo dos países “moderadamente inovadores”, tendo este ano subido de posição e integrando agora o grupo de países onde está a Bélgica, Alemanha, Áustria, Irlanda, França e Estónia.

Os resultados mais recentes desta publicação anual da Comissão Europeia, que pretende medir e acompanhar o desempenho dos Estados-membros da União Europeia em termos de inovação, permitem concluir que Portugal é agora o 12º país mais inovador na União Europeia, tendo subido 6 lugares face à posição que ocupava no EIS 2016 (18º lugar). Esta é a melhor posição de Portugal de sempre neste ranking, sendo de registar que é o país em que o indicador de inovação mais aumentou entre 2015 e 2019.

Estes bons resultados de Portugal ao longo do tempo refletem o aumento da capacidade de inovação das empresas, das entidades de I&D e da generalidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação, incluindo as entidades públicas de apoio e promoção à I&D e à inovação.

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal é mesmo líder numa das dimensões do ‘ranking’, a “inovação nas pequenas e médias empresas”, tendo em conta indicadores que exprimem a percentagem de PME com inovação de produtos/processos, marketing/organizacional e a percentagem de PME inovadoras que colaboram com outras PME.

Performance dos estados-membros da UE

De acordo com o relatório do EIS2020, sobressai também o desempenho nacional muito positivo no que diz respeito às condições de base para a inovação, sobretudo ao nível da atratividade e internacionalização do sistema de investigação e da penetração de banda larga, indicadores em que Portugal se encontra acima da média da EU. Nesta dimensão, importa também destacar o contributo da qualificação dos recursos humanos para a subida no ranking, com especial destaque para o alargamento da população com ensino superior.

Relativamente às restantes dimensões importa ainda destacar a melhoria verificada ao nível da valorização económica da inovação, sobretudo em termos de emprego, fruto de uma subida bastante significativa do emprego em setores intensivos em conhecimento e em empresas de elevado crescimento.

O EIS 2020 menciona, também, outras dimensões importantes para o processo de inovação onde Portugal está acima da média da UE, nomeadamente nas atividades de empreendedorismo ou no nascimento de novas empresas, estando em linha com a média europeia na procura pública de produtos tecnologicamente avançado e nos procedimentos necessários para a criação de empresas.

As conclusões do diagnóstico do sistema de inovação desenvolvido pelo EIS 2020 tem merecido a atenção por parte das políticas públicas em Portugal, nomeadamente as iniciativas inscritas no Programa Nacional de Reformas, bem como na Estratégia para a Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030 e na “Lei da Ciência”, que procuram estimular uma melhor articulação entre as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico e a alteração da estrutura produtiva nacional para atividades de maior valor acrescentado.

Como exemplo, podemos destacar o Programa INTERFACE, que visa capacitar os Centros de Interface (CIT), as dinâmicas de clusters, a criação de Laboratórios Colaborativos (CoLAB) ou o estímulo à colaboração entre as pequenas e médias empresas portuguesas com as multinacionais presentes em Portugal, através da criação de “clubes de fornecedores”. A operacionalização das prioridades do Programa INTERFACE tem sido apoiadas pelos instrumentos de política pública consagrados no Portugal 2020, nomeadamente através das medidas orientadas para o investimento em I&DT de natureza empresarial, mas também através dos incentivos fiscais à I&D (SIFIDE).

Mais informação acerca do European Innovation Scoreboard no site da Agência Nacional de Inovação (ANI).

Miraflores Office Center
Av. das Tulipas 6 - 11ºB | 1495-161 Algés | Lisboa
+351 214180092 | +351 926034474
© Copyright 2022 - Meyer Soares - Feito por 4Leads
menucross-circle