Blog
Dar os lugares dos carros às bicicletas? ACP critica, ciclistas aplaudem
26 de Setembro de 2022
Postado por Meyer Soares

NUNO FERREIRA SANTOS

Autarquia quer converter 1600 lugares de estacionamento em espaços para bicicletas, trotinetes e motas.

A Federação Portuguesa de Utilizadores de Bicicleta concorda com a conversão de lugares de estacionamento em espaços para bicicletas, trotinetes e motas em Lisboa, enquanto o Automóvel Club de Portugal entende que deve ser criado mais parqueamento à entrada da cidade.

Na quarta-feira, numa reunião pública do executivo, liderado pelo PS, o vereador da Mobilidade da câmara de Lisboa, Miguel Gaspar, anunciou a intenção da autarquia de converter 1600 lugares de estacionamento para serem ocupados por bicicletas, trotinetes e motas.

Ouvido pela Lusa, o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, mostrou-se descontente com a possibilidade. “O vereador devia preocupar-se em criar mais lugares à entrada de Lisboa e no centro da cidade em vez de substituí-los”, afirmou, considerando que “o número de lugares nos bairros de Lisboa está obsoleto para a quantidade de gente que lá vive”.

Os bairros residenciais têm sofrido mudanças e, na perspectiva do presidente do ACP (que é também deputado municipal, eleito pelo PSD), são precisos “cada vez mais lugares de estacionamento para quem lá vive e estas pessoas com certeza que não andam de trotinete”.

“Fizemos propostas para mais lugares na cidade há três meses e ainda não vimos nada”, disse.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), José Caetano, concorda com a medida do executivo, reforçando que “a cidade é invadida por pessoas que vêm de fora”.

“As pessoas que querem entrar na cidade podem ter queixas face aos transportes públicos e as trotinetes e bicicletas são bem-vindas” como uma nova alternativa de mobilidade, frisou.

Na “guerra da mobilidade” há 30 anos, José Caetano referiu ainda que “o espaço público é de toda a gente”.

Na reunião pública de quarta-feira, o vereador da Mobilidade salientou ainda que actualmente existem cinco mil trotinetas na capital, sendo efectuadas 10 mil viagens diariamente.

O autarca acrescentou que Lisboa conta com sete operadores de trotinetas, que têm mais de 150.000 utilizadores e que já foram percorridos mais de um milhão de quilómetros.

Miguel Gaspar (PS) informou também que a autarquia tem como objectivo criar um lugar de estacionamento para bicicletas, trotinetas e motas por cada quarteirão.

Miraflores Office Center
Av. das Tulipas 6 - 11ºB | 1495-161 Algés | Lisboa
+351 214180092 | +351 926034474
© Copyright 2023 - Meyer Soares - Feito por 4Leads
menucross-circle